Esses pequenos cachorros de caça tem uma descendência nobre e um filho ilustre que se tornou personagem famoso das histórias em quadrinhos. Quem não conheceu o astro Snoopy? Snoopy era um apaixonante cachorro da raça beagle, criado em outubro de 1950, pelo cartunista americano Charles Schulz.

A origem da raça de cachorro beagle vem da Grécia antiga, porém ganhou nobreza a partir do século XVIII quando se consagrou um excelente cachorro de caça à lebre, esporte muito praticado na Inglaterra pelos nobres da época. A raça beagle apresentava então todas as características necessárias para esse esporte: robustez, força, agilidade e sagacidade.

No Brasil a raça beagle começou a aparecer pela década de 60 com os criadores cariocas Bento Soares Sampaio, e René Mustardero. Apesar de relativamente jovem, o plantel brasileiro sempre se apresentou em altíssimo nível, graças à seleção criteriosa dos criadores da raça. Os cães da raça beagle, além de bonitos e simpáticos tem um excelente temperamento, em geral são cachorros alegres, audaciosos, ativos, e determinados. É também corajoso, resistente e possui um bom faro. Apesar de teimoso não é agressivo; muito liberal e autônomo, o beagle não é muito amigo de grandes mimos ou carícias, mas deixa-se mimar e domar perfeitamente. Com esse temperamento e sua afetuosidade os cachorros da raça beagle são animais de estimação perfeitos, cativando toda a família.

por: Sandra Maruri de Moura