Cachorro Collie

Quando falamos em Cachorro Collie logo nos lembramos da Lessie, a cachorra dos filmes. Lessie encantava a todos com seu pelo brilhoso e seu andar suave como se fosse uma lady. As histórias mostravam através da Lessie que o cão collie é um animal dócil extremamente e também um Cão Inteligente. Sua aparência é harmônica e seus traços definem um perfil que demonstram um cão de muita força e agilidade sem ser pesado ou grosseiro. Sabemos que os cães evoluíram com o passar dos tempos e foram desenvolvendo características de Raça, pelagem e hábitos de acordo com as atividades que iam desenvolvendo o local onde habitavam e as características para os quais iam sendo Treinados e criados.

Cachorro Raça Collie

Cachorro Raça Collie

O caso do collie desde que conhecemos sua história ele era usado no pastoreio de ovelhas devido as suas características de leveza, inteligência, presteza e cuidados com o objeto de seu pastoreio. Um cão facilmente treinável, além de inteligente, é muito corajoso. Trabalha em silêncio, abaixadinho, obedecendo às ordens de seu condutor. Interessante que a história conta que o termo collie se deriva do inglês arcaico colley, que significa negro. Os cães pastoreavam as “ovelhas de caras negras”, as ovelhas colley. Como neste período de sua evolução tinha a cor predominantemente preta deve ter havido esta associação. A majestade e a imponência do collie, segundo os estudiosos e observadores da raça, sugere que provavelmente ele tenha herdado contribuição de outras raças como o Terra Nova, o Gordon setter, o deerhound, o Terrier escocês entre outros.

Cachorro Collie Filhote

Cachorro Collie Filhote

Se virmos imagens de cem anos atrás ele não tinha todo este refinamento e muitas de suas características atuais vieram da contribuição do homem através de uma seleção conduzida. No século IXX o cão da raça collie começa a participar de exposições. No ano de 1886 aparece pela primeira vez a denominação rough collie para o pastor de pêlos longos e smooth collie para o pastor de pêlos curtos. Aqui no Brasil a raça foi introduzida mais efetivamente quando Criadores de Cães do Rio de Janeiro trouxeram seus exemplares especialmente da Inglaterra e dos Estados Unidos. Atualmente as cores do pelo do collie são dourado claro ao mogno; tricolor, preto, branco e canela; e, uma mescla de preto e branco dando um tom azulado com a claridade do sol com as marcações branco e canela.

Cachorro Collie

Cachorro Collie

Existe também o Cachorro collie que predomina o branco, mas com a cabeça marta, tricolor ou azul. Sua pelagem é bastante densa e ajusta-se ao corpo. Os Cães da Raça collie soltam bastante pelos especialmente em períodos anuais de trocas de pelos e por isto devem ser escovados com freqüência para a retirada dos pelos soltos. Estes animais têm gestos suaves até na hora da alimentação. Com um prato de Ração na sua frente ele mantém os traços finos e delicados, diferentes da maioria dos cães que são gulosos e desajeitados. Sua passada firme e espaçada resulta em toda a elegância e suavidade que lhe é peculiar.