Cachorro Pastor

O Cachorro Pastor mais conhecido pelos brasileiros é o Pastor Alemão. Mas esta é apenas uma entre tantos tipos de Raças de Cachorros reconhecidamente indicadas para pastoreio que é a lida com animais nos campos; seja do tipo gado vacum ou ovino. Nestes casos os cães são treinados desde muito jovens no manejo de animais e são adaptáveis aos mais difíceis ambientes. Geralmente os melhores cães de trabalho no campo vêm de antigas linhagens. São classificados como cachorros pastores alguns que podem ser facilmente reconhecidos hoje em dia em companhia de pessoas nas cidades, como o border collie, o collie pelo longo, o sheepdog; e pastores belga, suíço, branco e alemão. Cada uma destas raças é muito admirada por ser facilmente adestrável o que permite que sejam muito utilizados inclusive em filmagens cinematográficas e programas de exibição pública como as conhecidas provas de agility.

Foto Cachorro Pastor

Foto Cachorro Pastor #1

O que não devemos esquecer, no entanto, é que uma das peculiaridades de um Cachorro pastor é sua grande necessidade de exercício físico e atividades que lhe sejam entendidas como desafios. Geralmente quando adquiridos como animal doméstico desta espécie e o confinamos em pequenos espaços, tornam-se tristes ou até mesmo grandes destruidores em função do grande acúmulo de energia. Cachorro pastor é na verdade cão de trabalho. Alguns deles adaptaram-se bem ao trabalho de guarda-costas de nossas casas, como é o caso do pastor alemão, mas já os border collies sofrem com tédio e falta de exercício físico puxado. Na verdade o que deixa um cachorro pastor feliz é correr livremente e fazer movimentos de cerceamento e direcionamento. Movimentos estes que estão em sua raiz genética e que mesmo que o cachorro pastor nunca tenha trabalhado ao ar livre poderão ser observados por um dono mais atento.

Foto Cachorro Pastor

Foto Cachorro Pastor #2

O cão é considerado o melhor amigo do homem, esta amizade remonta a períodos pré-históricos. Alguns sons humanos são definidos por pesquisadores como uma imitação dos sons guturais de lobos e cães. Por isto parece tão atraente ter por companhia um cachorro pastor. E seu grande atrativo está no alto nível de inteligência possibilitando um ótimo convívio e uma sensação de segurança. Pois apesar de quase sempre serem animais de porte médio ou grande convivem bem até mesmo com crianças pequenas. No entanto, é aconselhável antes de Comprar um Cachorro pastor que o futuro dono faça uma cuidadosa pesquisa sobre a raça e suas necessidades e peculiaridades.

Foto Cachorro Pastor

Foto Cachorro Pastor #3

Deve-se ter em mente que ao se estar adquirindo um cachorro pastor, além dos cuidados básicos necessários a integridade de qualquer cão, deve-se oferecer algo mais; já que apesar de o cão se moldar à vida daqueles com quem convive, poderá sofrer bastante, é muito importante saber Tudo Sobre Cães dessa raça. E nada pode deixar um Cachorro Pastor mais feliz do que ter, além de carinho, muita atividade que lhe transmita a sensação de ser produtivo.