Cães Curitiba

Curitiba, a capital do Paraná, é uma cidade linda. Avenidas amplas, arborizadas foram projetadas para ser a capital de um dos mais ricos estados do País. É uma cidade moderna abrigando quase dois milhões de habitantes. Uma cidade que tem uma consciência ecológica muito desenvolvida com parques, jardins e áreas verdes bem projetadas. É considerada capital ecológica do Brasil. Sua população hoje é privilegiada pelo fato de morar em uma das mais belas cidades brasileiras, mas também tem problemas comuns a todas as demais cidades, grandes e pequenas, que enfrentam a questão dos animais de rua abandonados. Especialmente os cães Curitiba são problemas e vemos que são problemas comuns a todas as cidades. Cães abandonados por seus donos, doentes, machucados são encontrados nas ruas e o Poder Público não consegue abrigar todos estes animais garantindo qualidade de vida com alimentação e abrigos adequados.

Cães Curitiba
Cachorro Curitiba

Voluntários se mobilizam buscando dar conta das irresponsabilidades de outras pessoas que soltam seus cães nas ruas quando não mais conseguem ou não querem atender suas necessidades básicas como espaço, alimentação e cuidados. Muitos destes animais estão doentes, machucados e com fome. Ninhadas inteiras de filhotes são colocadas na frente de prédios, nas calçadas ou abandonadas em praças e jardins. Estas situações levam a refletir o que motiva as pessoas tomarem tais atitudes. Não há justificativas para estes fatos. Sabe-se que muitas pessoas pensam em ter um cachorro e quando se vêem envolvidas com todas as necessidades destes animais não estão dispostos a dedicarem seu tempo, arcarem com custos de alimentação e remédios e decidem soltá-los na rua. E a consciência deste povo?

Cães Curitiba
Cães em Curitiba

Organizações não governamentais, voluntários, estudantes de medicina veterinária, artistas empresários e uma grande parcela da população estão preocupadas e atentas a estas situações e se encarregam de fazerem campanhas de mobilização para dar mais atenção a um problema tão grave, organizam abrigos, fazem feiras de adoção, enfim, buscam minimizar o problema. Assim vemos os contrastes que nós cidadãos brasileiros vivenciamos a cada dia entre os abandonados, rejeitados e os abonados, privilegiados. Estes últimos ainda são maioria, pelo menos entre a população canina. São aqueles que são amados, tem um dono responsável, um abrigo e especialmente muito carinho. Estes cães podem ser cachorros vira-latas, cães de raça, cães de pequeno porte ou cães de grande porte que seus donos cuidam protegendo-os com roupas de cães nos dias frios, enfeitando-os para o passeio ou simplesmente alimentando de forma adequada e oferecendo uma casinha de cachorro.

Cães Curitiba
Canil em Curitiba

Lojas de produtos para cachorros são muito encontradas em Curitiba. Estas lojas vendem tudo para cães. Desde rações para cães, coleiras, mordedores, xampu, enfim, tudo que o cachorro precisa para seu conforto e o do próprio dono. Na rede encontramos informações sobre estas lojas. Lojas que vendem cães de raça e clínicas veterinárias para atender estes animais.