Fila Brasileiro

O Cachorro Fila Brasileiro, apesar do nome aparentemente definir sua procedência tem sua origem desconhecida, até os dias atuais pesquisadores e historiadores afeitos ao assunto não conseguiram definir sua presença no Brasil. Mediante estes estudos supõe-se que essa raça descende do cruzamento de cães trazidos ao Brasil pelos conquistadores portugueses e espanhóis, especialmente o Bloodhound, mastiff, e o buldog inglês. Do cruzamento entre estas 3 Cães de Raça teria surgido o Fila Brasileiro, onde encontramos as principais características tanto no aspecto exterior como também as faculdades psíquicas, por exemplo, teria herdado do bloohound o olhar e o olfato finíssimo, do mastiff a estrutura física, a coragem e o senso natural para a vigilância e do buldog o temperamento impetuoso e implacável.

Fotos Fila Brasileiro

Foto Fila Brasileiro #1

Em séculos passados o Fila Brasileiro fez parte de uma parte triste de nossa história, e era usado pelos senhores de escravos para capturar escravos fujões. Seu porte avantajado e sua ferocidade eram de Cães Perigosos por isso temido, e por si só intimidavam muitos de empreender a fuga, pois eles tinham muita facilidade para descobrir os fujões e habilidade indescritível para avanças por entre as matas na sua busca, quando, após descobrir os fugitivos os imobilizavam e os mantinham vivos até a chegada dos capitães do mato, como eram chamados os responsáveis pela guarda e captura dos escravos. Essa sempre foi uma característica forte do cão Fila Brasileiro, ele são excelentes Cães de Guarda, ataca e imobiliza sua presa, mas a não ser em situações excepcionais e adversas, jamais agride sua presa com mordidas, somente as imobiliza.

Fotos Fila Brasileiro

Foto Fila Brasileiro #2

Outra característica peculiar do Fila Brasileiro é que ele é um cão que se ambienta mais na zona rural que nas grandes cidades, pois no campo podem se exercitar livremente, com espaço para correr e onde não fica tão limitado a pátios fechados e podem dar vazão a sua natureza. A aparência do Fila Brasileiro realmente provoca medo na maioria das pessoas, especialmente em quem não o conhece, e é preciso respeitá-lo realmente, sempre disposto a agredir aos estranhos, o fila, porém, tem um caráter dócil com quem conhece e é fiel ao dono, a família, ou as pessoas do seu convívio diário e extremamente desconfiado na presença de estranhos, não admitindo a menor familiaridade, também tem dificuldades em aceitar outro macho no seu território, pois tem um espírito de matilha latente. O Fila Brasileiro é um guardião incomparável, corajoso, determinado, e surpreendentemente dócil com as pessoas da casa especialmente com as crianças, que reconhece, e a quem dispensa tratamento diferenciado e extremamente tolerante. Este enorme cão de guarda é também um cão sereno, seguro e autoconfiante, adaptando-se rapidamente a ruídos e ambientes diferente, porém sempre reservado com estranhos, e além dessas características próprias para um cão de guarda, o Fila Brasileiro também se destaca e apresenta excelente desempenho para os trabalhos no campo, onde trabalha com o gado e caça servindo também de Cães de Caça animais de grande porte.

Fotos Fila Brasileiro

Foto Fila Brasileiro #3

Enfim o cão Fila Brasileiro tem todos os predicados necessários a sua função de guarda, pois além da coragem e destreza ele tem um porte apropriado, o seu tamanho por si só já impõe respeito a qualquer um. A altura dos machos é de 65 a 75 cm e chegam a pesar 50 quilos e as fêmeas medem entre 60 a 70 cm, e pesam até 40 quilos e apesar do tamanho e do Fila Brasileiro tem uma agilidade incomum, com passadas largas e leves.