PoodleCaracterísticas do Poodle: o poodle compõe a mais famosa raça de cachorros de companhia do mundo. Reconhecidamente inteligentes, os poodles são adestráveis ,alegres e sensíveis já foram os campeões absolutos em número de nascimentos no Brasil, entre as oitenta raças registradas. Além de obediência e docilidade, os poodles também se destacam pela versatilidade. Acompanham o ritmo de vida do dono. A pelagem do poodle pode se cacheada ou cordada, sempre muito cheia. Podem ser pretos, brancos, cinza ou abricó.

Tamanho do Poodle: os poodles são classificados em 4 tamanhos: Poodle Grande, entre 45 e 60cm de altura; Poodle Médio, entre 35 e 45 cm; Poodle Anão, de 28 a 35cm e, finalmente, o Poodle Toy, menores que 28cm.

Cuidados Especiais com o Poodle: é preciso tosar os pêlos periodicamente. O Poodle é também um cachorro de pele sensível, devendo-se ter cuidados com dermatites. A tosa do Poodle pode ser uma escolha difícil. Existem várias formas de se “moldar” a pelagem de um Poodle. Vamos destacar as mais conhecidas:

  • Tosa Leão: a tosa vai das patas traseiras até as costelas do poodle, e passa também em volta do focinho, desde as pálpebras inferiores. Na cauda do poodle é deixado um pompom bem na ponta. Pode-se deixar, também pompons – ou braceletes – nas patas dianteiras. Essa tosa assemelha-se a Tosa Inglesa, tendo como única diferença os pompons também nas patas traseiras. O bigode e o topete do poodle ficam ao gosto do dono.
  • Tosa Moderna: nessa tosa é permitia a conservação da pelagem das patas do poodle, como um calção. No entanto, alguma regras devem ser observadas:
    1. Pelagem Tosada: patas dianteiras. A barbicha de bode do poodle, ou a total falta do pompom da cauda não é permitida.
    2. Pelagem Aparada: ao longo do tronco. O comprimento dos pêlos do poodle vai aumentando em volta dos ombros e região da cernelha.
    3. Pelagem Comprida: em volta da cabeça, como um capacete, a pelagem deve estar a uma altura razoável, também no pescoço. As orelhas do poodle, desde a ponta até um terço de seu comprimento, podem ser aparadas com a tesoura. Já a pelagem da região inferior do poodle deve ficar coberta de pêlos, e seu comprimento cresce progressivamente de cima a baixo, finalizando com franjas.