Shih Tzu

O Shih-Tzu o cão leão, é uma raça de cachorros originária do Tibet. A expressão cão leão vem da interferência do homem que foi cruzando varias raças de cachorros durante um grande período até chegar ao Shih tzu, que deveria parecer um leão em miniatura.

A história do Shih tzu é cheia de lendas e fatos notáveis, eles eram muito comuns nos monastérios tibetanos, onde eram considerados amuletos, e também serviam como companhia aos viajantes nas longas travessias até a china, onde viajavam em cestas carregadas por mulas. Na china existem até hoje uma lenda que define o Shih tzu o um símbolo do amor impossível, o amor entre um mongol e uma princesa chinesa. Uma lenda chinesa conta a história do amor impossível entre uma pequena princesa e um tibetano mongol. O amor e o casamento dos dois foi impedido e como forma de perpetuar tudo que havia de melhor e mais belo no amor dos dois eles cruzaram um pequinês representando a China com um Lhasa Apso, de onde teria se originado o Shih Tzu. Assi, o Shih Tzu passou a traduzir o amor entre dois povos.

Entre muitas lendas e histórias a origem do Shih Tzu é na verdade incerta, mas exames de DNA comprovam que o Shih tzu é realmente descendente de raças muito antigas de cães. Enfim, histórias a parte o Shih Tzu é hoje um cão muito conhecido por todos os criadores do mundo, por onde sua raça difundiu-se, e tem características bem peculiares e próprias, entre elas a densa e comprida pelagem, que lhe dá um aspecto realmente  nobre.

O Shih Tzu  é um cão pequeno porem de personalidade forte, e segundo os criadores da raça, ele facilmente domina os seus donos. Os Cães filhotes gostam muito de carinho e pode passar horas no colo ou sendo escovado e penteado, interage muito bem com pessoas da família, sendo muito dóceis, calmos e gostam do contato humano. É um cachorro de raça tranqüilo e pode ficar por muito tempo sozinho se mostrando calmo, sem destruir a casa ou latir. São independentes por natureza, educados e aprendem o básico com relativa facilidade, não são dados a truques ou brincadeiras, sendo uma raça apropriada para viver em apartamentos.

Há pelagem do Shih tzu o diferencia dos outros cães e quando não são cortadas arrastam no chão, causando admiração, porém muitos criadores e proprietários preferem manter  o Shih Tzu com os 'cabelos' cortados, quando ele fica com uma aparência de filhote de cachorro, parecendo muito fofo.

Os Shih Tzu com o pelo comprido tem uma vida um tanto artificial, praticamente não podem ir ao chão para não estragar seu pelo, e portanto aqueles que optam por ter seus Shih Tzu com o pelo curto com certeza oferecem ao seus cães uma vida com mais qualidade, o que é também uma vantagem para quem não acha tão prazeroso passar horas lavando, secando e penteando pelo de cachorro.